Unesp, Unifran e Facef podem ter vestibulares de três cursos suspensos

08/10/2013 12:11
Fernando Fernandes, diretor da Unesp Franca, diz que se reunirá que o coordenador do curso de relações internacionais

Foi divulgado, no final da tarde de ontem, o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2012. Dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior de Franca, três apresentaram resultados insatisfatórios, com notas 1 e 2 (a máxima é 5) e poderão ter seus vestibulares suspensos já para 2014, o que impediria a formação de novas turmas por tempo indeterminado.

 

Segundo os resultados, os cursos de ciências contábeis, do Uni-Facef (Centro Universitário de Franca), e de Design, da Unifran (Universidade de Franca), receberam nota 2. Já a graduação em relações internacionais, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca, recebeu nota 1.

De acordo com a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela aplicação e avaliação do Enade, os três cursos passarão por uma avaliação mais profunda feita pelo MEC (Ministério da Educação) e, dependendo do resultado final do CPC (Conceito Preliminar de Curso), divulgado tradicionalmente em novembro, poderão ter seus vestibulares suspensos. Além da nota dos alunos no Enade, o MEC considera a infraestrutura oferecida e os títulos dos professores.

Das universidades de Franca com curso que tiveram notas insatisfatórias no Enade, apenas a Unifran não respondeu ao e-mail enviado pelo Comércio para comentar o assunto. Já o Uni-Facef afirmou que repensará o plano do curso de ciências contábeis, que atualmente “possui uma faceta voltada para o mercado de trabalho”. “Já o Enade faz uma avaliação mais acadêmica”, ressaltou Sheila Fernandes, pró-reitora da instituição.

Com relação ao desempenho dos alunos de relações internacionais da Unesp, o diretor do campus local, Fernando Fernandes, afirmou que fará uma reunião com o coordenador do curso para fazer uma análise mais profunda e decidir quais caminhos tomar.

O Enade é aplicado duas vezes em uma mesma turma: um exame ao final do primeiro ano e outro antes da conclusão. Assim, segundo o MEC, é possível saber o nível de evolução destes alunos durante a graduação.

Caso os vestibulares sejam suspensos, a medida não afeta diretamente os atuais alunos dos cursos.

 

FONTE: https://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=226865&codigo_categoria=21 


Crie um site grátis Webnode