Prótese sem fio para tetraplégicos: funciona com a força do pensamento
02/05/2013 10:40
O sorriso emocionado da mulher na foto acima tem explicação: pela primeira vez em 15 anos ela conseguiu pegar alguma coisa e fazer com ela exatamente o que desejava. Como?
Cientistas da Brown University, nos EUA, criaram uma prótese sem fio que funciona com a força do pensamento.
Ela age no cérebro e pode fazer pessoas tetraplégicas pegarem objetos apenas usando o desejo.
O cérebro-máquina envia sinais eletromagnéticos a um metro de distância.
O pequeno aparelho (ele tem o tamanho de um comprimido) é acoplado à superfície do córtex motor, área do cérebro responsável pela nossa movimentação e coordenação motora.
Basta a pessoa pensar no movimento que deseja fazer e a prótese obedece.
O sensor é feito de titânio, mas no centro dele há uma rodela de safira, material que facilita a condução de sinais eletromagnéticos, característica essencial tanto para otimizar a transmissão sem fios quanto pra recarregar a bateria do aparelho: por estar dentro da cabeça da pessoa, até a recarga tem que ser feita de maneira wireless.
Em testes realizados com animais (dois porcos e dois macacos) ficou provado que os sinais eram transmitidos a até um metro de distância e que mesmo após um ano de uso o dispositivo ainda funcionava bem.
O sensor criado por cientistas da Brown University foca exatamente esse aspecto: possibilitar uma recuperação tranquila e que não prejudique a qualidade de vida do paciente.
No vídeo abaixo você confere os pesquisadores falando sobre o estudo.
No minuto 1:38 há uma comovente cena em que uma tetraplégica consegue pegar uma garrafa térmica e tomar o café através de um canudinho.
Com informações do FastCoExist e Galileu.