BOLETIM SINTUNESP – 27/09/2012
Eleições para a Diretoria Colegiada e o Conselho Diretor do Sintunesp acontecem no dia 2 de outubro
Chapa “Trabalho e Perseverança”, única inscrita à Colegiada, apresenta suas propostas
A presidente da Comissão Eleitoral responsável por conduzir as eleições para a renovação da Diretoria Colegiada e do Conselho Diretor de Base do Sintunesp, Nilse Ribeiro da Silva, divulgou os inscritos ao pleito. Houve uma chapa inscrita para a Diretoria Colegiada (“Trabalho e Perseverança”).
O estatuto do Sintunesp indica que, para votar, o servidor deve estar filiado ao Sindicato há, pelo menos, três meses da eleição. Além disso, é preciso estar quite com as mensalidades. As urnas estarão disponíveis nas unidades que compõem a Unesp, em local de fácil acesso. Participe!
A seguir, confira quem são os candidatos:
Os membros da Chapa “Trabalho e Perseverança”
(Diretoria Colegiada do Sintunesp - Mandato 14/11/2012 A 13/11/2015)
Coordenadoria Política
T: Alberto de Souza (FC/Bauru)
S: Cláudio R. F. Martins (Sorocaba)
Coordenadoria Administrativa
T: Wagner Alexandre (FO/Araçatuba)
S: Alice da Silva Leite Vieira (FFC/Marília)
Coordenadoria Financeira
T: João Carlos C. de Oliveira (IBILCE/SJRP)
S: Sidival Antunes de Carvalho (FE/Ilha Solteira)
Coordenadoria de Imprensa e Comunicação
T: Alexandre S. Domene (FFC/Marília)
S: Jorge Guilherme Cerigatto (FEB/Bauru)
Coordenadoria de Formação e Cultura
T: Aparecida Saturnino Mesquita Romero (IBILCE/SJRP)
S: Leila Maria Rabelo ( FCL/Assis)
Coordenadoria de Saúde e Meio Ambiente
T: Rosana Aparecida Bicudo da Silva (IB/Botucatu)
S: Maria Tereza Ciocca de Azevedo (FFC/Marília)
Coordenadoria Jurídica
T: Antonio Carlos Homem (FCAV/Jaboticabal)
S: José Aparecido Castelli (AG/Bauru)
Coordenadoria dos Aposentados
T: Thelma Aparecida Gomes (FO/Araraquara)
S: Domingos Koshiyama (FE/Ilha Solteira)
Os candidatos a Diretores de Base do Sintunesp
(Mandato 14/11/2012 A 13/11/2015)
T: CARLOS RENATO SANTOS RODRIGUES (FMV/ARAÇATUBA)
S: ESAÚ MEDEIROS DA SILVA OLIVEIRA (FMV/ARAÇATUBA)
T: PAULO CESAR M. BRAGAIA (AG/BAURU)
S: GINO MARIANO (AG/BAURU)
T: ROBERTO CARLOS FERREIRA (FCHS/FRANCA)
S: NILSON TELES MARQUES (FCHS/FRANCA)
T: FLAVIO DOMINGOS (FE/GUARATINGUETÁ)
S: IRLON VIEIRA BARBOSA (FE/IGUARATINGUETÁ)
T: FRANCISCO CARLOS SOARES (FE/ILHA SOLTEIRA)
S: LEANDRO CARLOS DA SILVA (FE/ILHA SOLTEIRA)
T: ADÃO FRANCISCO DOS SANTOS (FFC/MARÍLIA)
S: ANDRÉ LUIS DA SILVA NEVES (FFC/MARILIA)
T: VALTER DE ALMEIDA VALLONGO FILHO (IB/RIO CLARO)
S: JAIR BAUNGARTNER (IB/RIO CLARO)
T: TIAGO JOSÉ BORGUEZON (IGCE/RIO CLARO)
S: MAGALI LEME FALCÃO (IGCE/RIO CLARO)
T: RODRIGO BERNARDO (IBILCE/ SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
S: LUCIO ANTONIO M. WANDERLEY (IBILCE/SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
T: GUSTAVO SILVEIRA (IBILCE/ SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
S: SYLVIO RODRIGUES DA S. JUNIOR (IBILCE/SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
T: LUCAS SANTACAPITA MATHIAS (SOROCABA)
S: MARCOS PAULO MALAQUIAS (SOROCABA)
Diretor de Base: Vamos fortalecer esse importante personagem na organização da categoria
Como a Unesp está organizada em 23 campi universitários, espalhados por todo o estado de São Paulo, a atuação do Sintunesp depara-se com alguns problemas. Apenas três membros da Diretoria Colegiada são dispensados para o trabalho sindical e é difícil que consigam estar presentes sistematicamente em todos os locais de trabalho da categoria.
Por isso, a figura do Diretor de Base é particularmente importante para a entidade. Cabe a ele ser o elo entre a direção do Sindicato e a base, passando informações e organizando as atividades. Para compor o Conselho Diretor de Base, são eleitos Diretores em todas as unidades.
Infelizmente, nestas eleições, como pode ser conferido no quadro, apenas parte das unidades conta com o registro de candidatos. Esse fato expressa a necessidade de um trabalho ainda maior de aproximação de novos militantes sindicais nestes campi, tarefa à qual a próxima direção da entidade deverá dar continuidade.
As propostas da chapa
Assim como fez nas eleições anteriores, quando abriu espaço para que as chapas concorrentes apresentassem suas propostas à categoria, o Jornal do Sintunesp publica a seguir as principais propostas da chapa “Trabalho e Perseverança”, única inscrita no pleito deste ano.
Os membros da chapa destacam que o seu principal objetivo é lutar pelas reivindicações dos servidores técnicos e administrativos, em busca de melhoria das condições de trabalho e de vida, por salários dignos e que atendam às necessidades do trabalhador e de sua família.
A continuidade da luta pela equiparação entre os salários dos servidores das três universidades é outro ponto de destaque nas propostas da chapa. Além disso, seus membros assumem o compromisso de continuar organizando, junto com as Associações, o “Chapão das Entidades”, para representar os servidores nos órgãos colegiados.
Além das demandas da categoria, a chapa destaca a importância de apoiar as lutas de outros trabalhadores. “Temos muitas questões que afetam a todos os trabalhadores, independente da categoria em que estejam. Assim, para fortalecer a nossa categoria, há a necessidade de somar forças na defesa da classe trabalhadora”, reforçam.
A chapa propõe-se cumprir com o deliberado nos congressos e assembleias, a partir da vontade expressa pela categoria. O estímulo à organização de base, visando a ter um número maior de Diretores de Base, é um dos pontos destacados. Em relação às unidades experimentais, a meta é organizar os trabalhadores e apoiar suas lutas pela garantia de condições dignas de trabalho e de respeito aos seus direitos.
A defesa da paridade é outro ponto de destaque na plataforma da chapa. “Continuaremos defendendo que a nossa categoria tenha o mesmo peso político que os demais segmentos que compõem a Universidade, seja nas eleições, seja na composição dos órgãos colegiados. Ou seja, queremos democratizar a estrutura de poder na Unesp.”
À frente da direção do Sintunesp nos próximos três anos, os membros da chapa “Trabalho e Perseverança” continuarão cobrando da reitoria que siga as deliberações que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Ou seja, abrir o debate sobre a paridade nos órgãos colegiados centrais e convocar a Assembleia Universitária a Unesp.
Por fim, os integrantes da chapa afirmam que irão trabalhar para promover uma maior interação entre os segmentos da comunidade universitária – alunos professores e funcionários –, bem como para fortalecer o Fórum das Seis e demais entidades de representação das universidades estaduais paulistas, na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
“Assumimos o compromisso junto aos servidores de fazer uma gestão independente de governo, partidos políticos e reitoria”, finalizam.