BOLETIM SINTUNESP – 18/10/2012

22/10/2012 09:15
Revisão do enquadramento

CADE descarta reivindicações dos representantes e aprova propostas da Comissão

RESULTADO VOTAÇÃO CADE 17/10/2012

 

Documento com proposta do CRH e proposta dos servidores.

 

ASSUNTO

PROPOSTA CRH

PROPOSTA DOS SERVIDORES

REVISÃO DO ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO DO DESENHISTA

11 VOTOS

10 VOTOS

REVISÃO DO ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE DE SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO, INFORMAÇÃO E PESQUISA - ASDIP

11 VOTOS

10 VOTOS

REVISÃO DO ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE

OPERACIONAL I DOS SERVIDORES LOTADOS NAS LAVANDERIAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

11 VOTOS

08 VOTOS

REVISÃO DO ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO DE REPARADOR GERAL E ASSISTENTE

OPERACIONAL III

11 VOTOS

09 VOTOS

REVISÃO DO ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

( ASSISTENTE ADMINISTRATIVO III PELA RESOLUÇÃO UNESP nº 70/2008)

11 VOTOS

09 VOTOS

ASA I, II, III, IV, V

11 VOTOS

10 VOTOS

 

 

Sintunesp disponibiliza apoio jurídico aos que se sentirem prejudicados e alerta que a luta não para aqui: em 2013 tem revisão geral da carreira

 

 

            A reunião do CADE desta quarta-feira, 17/10/2012, teve como ponto de pauta central a revisão do enquadramento de algumas categorias de servidores técnico-administrativos. O assunto estava em aberto desde a reunião de 18/4, quando o Grupo Permanente de Reestruturação do Plano de Carreira dos Servidores Técnico e Administrativos apresentou seu relatório. Muitos servidores sentiram-se prejudicados com o teor do relatório e encaminharam pedidos de revisão.

O Grupo rejeitou quase todas as emendas, mas os representantes dos servidores continuaram insistindo na reabertura da discussão.

Na reunião de 19/9, após muito debate e, a partir da defesa incisiva de membros do CADE, principalmente da representação dos servidores, aprovou-se que o Grupo Permanente voltaria a analisar os pedidos e que o assunto retornaria à pauta da reunião seguinte do CADE, subsidiado com mais dados (números de servidores envolvidos, impacto orçamentário etc).

Na reunião de 17/10/2012, foi discutido o teor do relatório apresentado pelo Grupo, que contém as propostas da Comissão e as propostas encaminhadas pelos representantes dos servidores. Na totalidade dos casos, o CADE aprovou (com apertada margem de vitória) as propostas da Comissão. Ou seja, nenhuma proposta apresentada pelos representantes foi contemplada.

Em anexo a este boletim, segue arquivo com o relatório do Grupo, para que o servidor compare, em cada caso, o que estava sendo solicitado pelos representantes com a proposta da Comissão (que foi aprovada).

Estavam em discussão as seguintes funções: Desenhista; Assistentes de Serviços, de Documentação, Informação e Pesquisa (ASDIP); Assistente Operacional I (servidores lotados nas lavanderias dos HCs); Assistente de Suporte Acadêmico (antigo III - Resolução Unesp nº 70/2008); Auxiliar em Saúde Bucal; Oficial de Aparelhos de Precisão; Assistente Administrativo II (Antigo III - Resolução Unesp nº 70/2008); Técnico Agropecuário; Assistente Operacional II (Antigo Reparador Geral); Assistente Operacional III (Antigo Técnico de Manutenção); Recreacionista.

 

A partir de agora

            O Sintunesp orienta os servidores que se sentirem prejudicados com essa decisão a procurarem o Departamento Jurídico da entidade, para buscar seus direitos judicialmente.

            Outro aspecto importante é o seguinte: quando a carreira atual foi implantada, em 2008, ficou acordado que seria feita uma revisão geral cinco anos depois. Ou seja, em 2013. O Sintunesp vai cobrar que isso realmente aconteça. Fique atento.

 

Orçamento 2013 e diárias

            Durante a reunião do CADE em 17/10/2012, também foram discutidas outras questões, como é o caso da proposta orçamentária para 2013 e do reajuste nas diárias.

Em relação à proposta orçamentária, o presidente da Comissão de Orçamento, professor Maurizio Babini, fez a leitura de um documento sobre o assunto. O texto traz as sugestões da Comissão para o orçamento da Unesp em 2013. É importante destacar duas delas: a) criação de uma Comissão de Custeio, formada por membros do CADE e Diretores de Unidade indicados pelo CO; b) que qualquer tipo de expansão de cursos e/ou vagas na Universidade não ultrapasse 1% do orçamento previsto. Após a leitura, Rogério Luiz Bucelli, membro da Comissão de Orçamento, fez a apresentação global da peça orçamentária, procurando enfatizar que “o cenário econômico não é nada favorável”.

Os representantes dos servidores na Comissão, Alexandre Domene e Ademir Machado dos Santos, solicitaram a elevação do valor facial do vale alimentação para R$ 650,00. Eles externaram a preocupação com o fato de o valor ficar congelado e lembraram que é tradicional que o benefício tenha algum reajuste no momento de definição da peça orçamentária. No entanto, tais argumentos não foram aceitos, sob a mesma alegação de fragilidade na situação econômica e não crescimento da arrecadação do ICMS.

Alexandre e Ademir também solicitaram o aumento do valor do subsídio destinado ao plano Unesp Saude, baseados num estudo que mostra que, com aproximadamente R$ 4 milhões, além dos 8,5 milhões aprovados, a Unesp poderia melhorar bastante este item. A reivindicação também foi rejeitada.

Em relação às diárias, foi aprovada uma portaria, que entrará em vigor em janeiro de 2013, reajustando os valores em 10% e terminando com a diferença entre os cargos que exigem nivel superior e médio. Ou seja, todos passam a receber os mesmos valores de diárias. Vale lembrar que esse é um pedido antigo dos representantes dos servidores e que, finalmente, está sendo atendido.