BOLETIM SINTUNESP - 14/09/2012
Sintunesp reafirma: VOTO EM BRANCO em protesto contra a discriminação dos servidores
“Lambança” nas regras e censura de materiais não vão impedir que os servidores demonstrem sua indignação contra o processo antidemocrático e discriminatório nas eleições para a reitoria
A campanha desencadeada pelo Sintunesp, em protesto contra as regras vigentes na eleição para a reitoria da Unesp, marcada para os dias 17 a 20 de setembro, gerou um conjunto de reações na Universidade que merece destaque.
Cumprindo as deliberações do IX Congresso dos Trabalhadores da Unesp, realizado em dezembro de 2011, o Sintunesp convocou os servidores a protestarem durante as eleições, especialmente pela ausência de paridade nos votos. Ou seja, pelo odioso fato de que dois dos três segmentos que compõem a Universidade valham 15% cada na contagem dos votos. Inicialmente, a indicação da entidade era pelo voto nulo. Porém, na tentativa de abafar a livre manifestação dos trabalhadores, o Colégio Eleitoral inseriu uma medida bastante questionável e surpreendente nesta eleição: extinguiu o voto nulo!
Diante deste casuísmo – e para fazer valer a deliberação do IX Congresso – o Sintunesp conclamou os servidores a votarem em branco. Cartazes, jornais e boletins foram espalhados pela Universidade, para divulgar a orientação e marcar a posição da entidade.
As reações à campanha são muitas. De um lado, apoio de boa parte dos servidores e, também, de estudantes e docentes.
De outro lado, temos uma nova tentativa de confundir os trabalhadores: agora, a Comissão Eleitoral afirma que haverá, sim, a possibilidade de voto nulo, mas que ele NÃO SERÁ COMPUTADO! Em várias unidades, mensagens de apoio à campanha de protesto foram bloqueadas e não divulgadas nas listas locais de Internet. Em alguns locais, os cartazes vêm sendo arrancados na calada da noite.
Não pensem os autores destas arbitrariedades que conseguirão calar a voz da categoria! Deveriam, isso sim, zelar para que a Universidade cumprisse seu papel de guardiã da democracia e da livre manifestação de ideias!
O Sintunesp reafirma a decisão aprovada no IX Congresso da categoria:
PARTICIPE DO PROCESSO ELEITORAL E VOTE EM BRANCO! DIGA NÃO À CENSURA! EM DEFESA DA DIGNIDADE DOS TRABALHADORES DA UNESP! EM DEFESA DA PARIDADE!
Abaixo deste boletim, caso você ainda não tenha visto, conheça o cartaz censurado!
Palavra é para ser cumprida! Sintunesp cobra ampliação do teto do Vale Transporte
Um dos pontos acordados na negociação da pauta específica, entre Sintunesp e reitoria, realizada no dia 29 de junho de 2012, foi o aumento do teto para a concessão do Vale Transporte para R$ 5.000,00.
Embora o Sindicato venha cobrando insistentemente a aplicação da medida, nada aconteceu até agora. Os representantes da reitoria dão informações desencontradas e fazem o famoso “jogo de empurra”.
A ampliação do teto do Vale Transporte foi acordada diretamente com o então reitor em exercício, Julio Cezar Durigan. A categoria exige o cumprimento do acordo!