Boletim Conjunto SINTUNESP – ADUNESP (28/06/2013

30/07/2013 08:36

boletim-28-06

Cerca de mil pessoas participaram do ato público realizado pelo Fórum das Seis em frente à reitoria da Unesp, em São Paulo, nesta quinta-feira, 27/6/2013. Em sua maior parte, eram estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes da Unesp, vindos de quase todos os campi da Universidade. Também compareceram representações das demais entidades da USP, Unicamp e Centro Paula Souza. O mote do ato foi a luta por democracia e isonomia.

Durante a manifestação, os estudantes organizados no CEEUF ocuparam a reitoria. De acordo com a representação estudantil, o objetivo era forçar a negociação da pauta unificada dos três segmentos. Na sequência, representantes da Adunesp, Sintunesp, CEEUF e coordenação do Fórum das Seis reuniram-se com o pró-reitor Carlos Antônio Gamero. A vice-reitora no exercício da reitoria, professora Marilza Vieira Cunha Rudge, que estava em viagem no interior, informou que retornaria à reitoria para uma nova reunião com as entidades a partir das 17 horas.

Concluído o ato em frente à reitoria, em torno do meio-dia, a maioria dos presentes seguiu para a Assembleia Legislativa, para a realização do segundo ato público organizado pelo Fórum das Seis, desta vez para pleitear mais recursos para a educação pública na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2014). Parte dos estudantes permaneceu ocupando a reitoria e parte seguiu para a Alesp.

boletim_28-06_meio

Na reunião do final da tarde, estavam presentes diretores da Adunesp e Sintunesp, representantes da ocupação estudantil, a vice-reitora, pró-reitores, assessores jurídicos, assessores de comunicação e outros.

A negociação estendeu-se até as 2 horas da madrugada e foi encerrada após a leitura, por parte da vice-reitora, de um acordo escrito e assinado entre todos os setores. Os estudantes decidiram desocupar a reitoria na sequência. O acordo prevê:

  1. Dentre as reivindicações estudantis, a reitoria comprometeu-se a aumentar a quantidade de bolsas BAAE I (voltadas a alunos de baixa renda) para 447 este ano e garantiu que a demanda total para 2014 será atendida, mais 36 auxílios-aluguel imediatamente. Será feito o pagamento retroativo das bolsas BAAE II (para alunos que desenvolvem projetos de extensão ou monitoria). Será definido um plano de obras específico para a permanência estudantil (programa que também atende a alunos de baixa renda). A prioridade será a construção de moradias e restaurantes universitários para os campi da Unesp que não dispõem dessa infraestrutura, além da reforma e ampliação nos já existentes. O plano de obras será colocado no próximo plano orçamentário da Universidade.
  2. A Assessoria Jurídica da Unesp dará a orientação necessária para que os alunos voltem a ter representatividade nos órgãos colegiados centrais da Universidade.
  3. Após cobrança da Adunesp e do Sintunesp, já ficaram definidas as datas das negociações na primeira semana de julho: dia 3, com o Sintunesp (para apresentação de propostas sobre a isonomia e demais pontos da pauta específica); dia 4 com a Adunesp (para negociação da pauta específica dos docentes, que inclui a isonomia, avaliação docente, carreira etc).
  4. A reunião ainda discutiu outros pontos, como as cotas (uma proposta alternativa ao Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista – Pimesp, a ser apresentada pelos alunos); ampliação dos serviços oferecidos pelos cursinhos pré-vestibulares gratuitos que a Unesp já ministra; e debate nas congregações das faculdades da Unesp sobre a paridade.

Indicativos às assembleias

O Sintunesp mantém seu indicativo às assembleias: manutenção da greve.

A Adunesp mantém seu indicativo às assembleias: manutenção da greve nos campi em que já está em curso e aprovação de mobilização (paralisação e atividades locais nos campi) no dia 4/7, data da negociação específica com a reitoria.

SEM ORGANIZAÇÃO, NÃO TEM LUTA!

SEM LUTA, NÃO TEM CONQUISTA!

 


Crie um site grátis Webnode