Filmes

Neste espaço disponibilizaremos documentários que poderão ser assistidos on-line.

Curta-metragem "Ilha das Flores" (10 min - português).

 

    Apesar deste documentário ter sido feito a 22 anos (1989), a situação nele retratada infelizmente ainda é uma triste realidade, mesmo após o fim da mega-inflação e com o forte avanço econômico vivido pelo nosso país deste então. Durante muito tempo estas questões foram a justificativa para a injustificável discrepância social de nosso País. No entanto, apesar de hoje termos avançado nestas questões, existem em nosso país 10,5 milhões de brasileiros vivendo na miséria (com uma renda de até R$ 39,00), população equivalente ao Estado do Paraná.

 

 

 

Documentário "A carne é fraca" (55 min - português).

 

     Documentário que conta como os animais destinados ao consumo humano são tratados. Aborda também o impacto que a atividade agropecuária gera ao planeta. Mais do que as cenas fortes, o que realmente impressiona são os dados apontados no filme, como por exemplo o fato da agropecuária ser a maior responsável pelo desmatamento, pelo efeito estufa, pela poluição dos rios e pelo consumo de água, chegando a gastar mais de 10 vezes o volume de água necessário para se produzir a mesma quantidade de cereal. Após este documentário, o ato de sentar-se à mesa deixa de ser um ato inocente, mas não é mais possível fecharmos os olhos para o sofrimento e destruição que estamos causando. Imprescindível que tenhamos consciência das consequências de nossas atitudes. Será que não podemos fazer nada para mudar isso?

 

 

 

Documentário "Meat The Truth - Uma verdade mais que inconveniente" (1h10min - legendado).

 

 

    Documentário da deputada holandesa Marianne Thieme sobre o impacto ambiental da produção de carne, tema que foi convenientemente omitido pelo prêmio Nobel Al Gore em seu documentário “Verdade Inconveniente”. O documentário traz alguns dados interessantes: ‎1) Todos os carros, motos, caminhões, aviões, tratores e navios do mundo emitem juntos menos gases do efeito estufa do que a pecuária. 2) Uma vaca produz por ano a mesma quantidade de gases do efeito estufa do que um carro rodando 70 mil km, ou seja, rodando uma vez e meia ao redor da terra. ‎3) 40 a 50% de todo o cereal produzido no mundo é usado para alimentar os animais de abate. São gastos 7 quilos de grãos para se produzir 1 quilo de carne, o que provoca algumas distorções, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome outro bilhão se encontra obeso!

 

 

 

Animação "The Meatrix" (4min - português).

 

    Animação que trata do confinamento dos animais destinados ao abate. Alguém já se perguntou porque nenhuma atitude é tomada contra a criação em confinamento, já que há vedação à maus tratos na lei de crime ambientais e que por disposição expressa (art. 32) se estende aos animais domésticos e aos domesticados. Importante também lembrarmos que hoje já existe o abate humanitário, idealizado pela americana Temple Grandin (https://www.youtube.com/wat​ch?v=I8wgrIKy7AE&feature=r​elated). Enquanto existir o abate de animais, nada mais justo que sua criação se dê fora do sistema de confinamento e que o abate seja no mínimo menos cruel.

 

 

 

Animação "Meatrix II" (4min - legendado). 

 

     Continuação da animação "Meatrix". A aquisição de leite e de ovos de pequenos produtores locais é uma forma de evitar o sistema de produção em massa, que é indiscutivelmente cruel e danoso aos animais.

 

 

 

Documentário "A história das coisas" (21min - legendado).

 

    Estamos deixando cada vez mais nossas marcas no planeta.
    Será que é necessário consumirmos tanto?
    Devemos buscar uma vida mais sustentável ou o planeta tem que nos servir?
    Viver sem pensar nestas questões, fazendo de conta que o problema não é nosso, chega a ser imoral.

 

 

 

Documentário "A história de Cap & Trade (preço de transferência)" (10min - legendado).

 

    A degradação ambiental e a mudança climática são problemas que se agravam dia a dia. Algumas soluções que nos são apresentadas, como a ilustrada no vídeo, na verdade em nada melhoram a situação. Por desconhecimento ou comodidade acabamos aceitando essas propostas e nos desoneramos de nossas responsabilidades. Não deleguemos a responsabilidade por um mundo melhor aos outros, façamos, dentro de nossas possibilidades, a nossa parte e "sejamos a mudança que esperamos ver no mundo".    

 

 

 

Documentário "A história da água engarrafada" (8 min - legendado).

 

     No mundo há 1 bilhão de pessoas sem acesso a água limpa. O vídeo sugere atitudes para mudarmos estes e outros problemas relacionados com a questão da água.
    "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve" (Victor Hugo).